Se gosta de decoração e de estar constantemente a acrescentar ou a modificar pormenores na sua casa, sabe que nem sempre é fácil manter este “vício”. A carteira não estica e o espaço também não. É preciso fazer opções.

Os candeeiros são uma forma fácil e relativamente barata para mudar o mood de uma casa. A iluminação – mais quente ou mais fria – pode ser usada para criar áreas e ambientes diferentes dentro da mesma casa ou divisão.

Para além disso, os candeeiros ocupam pouco espaço. Sejam de pé, de mesa ou de tecto, é (quase) sempre possível acrescentar mais um à sua casa.

Deixamos algumas sugestões.

Em segunda mão

Feira da Ladra (c) direitos reservados

Feira da Ladra (c) direitos reservados


Os objectos em segunda mão não são necessariamente mais baratos. No entanto, se quiser uma peça com personalidade e única (ou seja, que não corra o risco de encontrar uma igual em casa da sua amiga) é a melhor solução.

A Feira da Ladra é um dos locais onde pode procurar candeeiros antigos. Existem uma ou duas bancas só com candeeiros, mas não deixe de espreitar a feira toda, porque muitos vendedores não se limitam a um tipo de objecto e pode encontrar uma preciosidade escondida no meio de livros ou peças de porcelana.

Vale especialmente a pena ir à Feira da Ladra se quiser uma peça mais simples em termos de design, mas com cor, como estes que deixamos como exemplo.

Dentro da mesma lógica, sugerimos também a Vintage&Companhia.

(c) Vintage & Companhia

(c) Vintage & Companhia


Esta empresa especializa-se na descoberta, recuperação e venda de peças de mobiliário e decoração.
Os candeeiros são uma das suas imagens de marca.

Têm peças de todo o tipo – de pé, mesa e tecto – mas normalmente as mais impactantes são os candeeiros de tecto.

Como são objectos únicos ou com muito poucos exemplares, esteja atento, porque costumam desaparecer com facilidade.

Mais informações sobre a Vintage&Companhia, aqui.

Iluminação ecológica

(c) IKEA

(c) IKEA


Passando agora às lojas convencionais, cada vez é mais frequente encontrar candeeiros compatíveis com lâmpadas LED ou iluminação LED integrada. Este tipo de iluminação é mais económica e ecológica, usando apenas uma fracção da energia que uma lâmpada incandescente necessita.

Deixamos como exemplo estas duas peças do IKEA, ambas com iluminação LED integrada. Isto quer dizer que não é possível mudar as lâmpadas dos candeeiros. No entanto, estima-se que os LEDs possam durar até 20 anos.

O primeiro é um candeeiro de tecto em formato de cascata. No fim de cada “braço” do candeeiro tem um LED. A luz emitida é quente, permitindo criar um ambiente minimalista, sofisticado e acolhedor.

O segundo é um candeeiro de mesa, embora também o possa colocar no chão, em cima de livros e revistas, por exemplo, criando um ponto de luz original.

Ao contrário da nossa primeira sugestão, é uma peça menos minimal, uma vez que tem folhos no topo e na base do abajur. O facto de ser branco evita que o candeeiro se torne demasiado kitsch, mas ajuda a manter, ao mesmo tempo, um ar bastante feminino.

Ideal para uma casa muito girly.

Mais informações aqui.