Hoje deixamos algumas sugestões para os homens que adoram aventuras ao ar livre. Seja em caminhadas, escaladas ou simplesmente a acampar, estes homens são autênticos exploradores da Natureza.

Levar a casa às costas

Mochila (c) Patagonia

Mochila (c) Patagonia


Vamos começar pelas prendas mais práticas.

A meio caminho entre uma mochila e um colete multiusos, este acessório da Patagonia foi criado para os homens que gostam de se aventurar pelos rios e lagos a pescar. No entanto, a sua construção é bastante versátil, podendo ser adaptada a outras actividades, como caminhadas, por exemplo.

A parte de trás é uma mochila convencional, que ata à cintura para maior conforto e segurança, e a parte da frente (as alças da mochila) estão cobertas com várias bolsas verticais. Estas bolsas destacam-se da mochila, podendo também ser usadas sozinhas, em versão colete.

Todos os elementos são feitos de nylon ultra-resistente e à prova de água, permitindo que a mochila-colete seja usada nas condições mais extremas.

Disponível aqui, onde também pode encontrar outras opções semelhantes.

Água potável por uma palhinha

(c) LifeStraw

(c) LifeStraw


Inicialmente criada e distribuída em países com dificuldades em ter água potável, a LifeStraw chega agora ao consumidor comum.

É um filtro de água em tamanho portátil, que consegue filtrar até 1000 litros de água, o equivalente às necessidades de um ser humano ao longo de um ano.

É ideal se for viajar para um país em que água não é potável, mas também pode usar a LiveStraw para beber água em rios e nascentes, se for acampar ou fazer caminhadas. Em último caso, também a pode usar no dia-a-dia urbano, embora não seja esse o conceito.

O processo de filtragem da LiveStraw não usa iodo e neutraliza quase 100% das bactérias existentes em meio aquático.

Todas as informações no The Grommet.

Viver no mato

(c) How To Stay Alive in the Woods

(c) How To Stay Alive in the Woods


Passamos agora à informação teórica, mas útil, com dois livros.

Começamos por ‘How to Stay Alive in the Woods’, de Bradford Angier. Escrito a pensar numa vertente muito prática, este guia está dividido em quatro grandes capítulos: Alimentação, Manter-se Quente, Orientação e Segurança.

São 315 páginas onde se explica como caçar sem armas, que plantas se podem comer, como construir um abrigo e fazer roupas, entre outras coisas, tudo devidamente ilustrado quando assim é necessário e sempre explicado passo a passo e com todos os pormenores.

Ideal para quem passa temporadas longas ao ar livre, em locais isolados.

Disponível aqui.

Anacondas, leões e roupa interior lavada

(c) The Adventurers Handbook

(c) The Adventurers Handbook


Menos guia prático (embora também o seja) e mais compêndio de informações sobre a arte de sobreviver na Natureza, sugerimos ‘The Adventurer’s Handbook’.

Usando como base a narrativa de expedições famosas, este livro ensina coisas tão improváveis como “sobreviver a um ataque de anaconda” e “como lidar com um leão”, até dicas tão úteis como “truques para ter sempre roupa interior lavada”.

O livro está dividido em várias secções – como começar (do equipamento à preparação) no caminho (condições climatéricas, animais perigosos, etc.) como conviver de forma saudável com os outros (e consigo mesmo) em condições extremas, etc.

Uma prenda tão interessante para quem já passa muito tempo ao ar livre, como para quem quer começar.

Disponível aqui.