Em todas as suas vertentes, o jazz é um estilo musical que atravessa gerações. Década após década nascem novos fãs desta sonoridade através da descoberta dos músicos extraordinários que compõem a sua história. É um estilo que vive tanto da música em si como do carisma dos seus intérpretes.

Deixamos algumas sugestões de prendas para os fãs de jazz aí de casa – de livros a t-shirts.

A história do Jazz

(c) The Jazz Book

(c) The Jazz Book


E nada como começar pelo princípio. Qualquer bom conhecedor de jazz quer saber as fundações e evoluções do género, assim como detalhes biográficos sobre os nomes mais importantes e o “abc” dos álbuns que marcaram o género.

Seis edições depois, ‘The Jazz Book’ continua a ser a bíblia de referência para quem procura informações sólida. Tem sido visto e revisto para acompanhar de forma exaustiva a história do Jazz, desde o Ragtime até ao século XXI.

Embora seja um livro de pormenor e para entusiastas do género, a linguagem é coloquial e acessível, tornando-o numa leitura fácil e irresistível.

Para os fãs de Jazz será o livro de cabeceira. Não vale a pena arrumá-lo na prateleira.

Disponível aqui.

Grandes músicos, homens conturbados

(c) Bird

(c) Bird


Continuando nos livros, sugerimos agora a biografia de um dos maiores músicos de Jazz de sempre: Charlie Parker, também conhecido como Bird.

Parker era um saxofonista de excepção que começou a tocar antes dos 16 anos. Foi também na adolescência que se viciou em heroína, um hábito que o acompanhou até ao final da vida, aos 34 anos.

Embora tenha vivido pouco mais de três décadas, Charlie Parker teve um impacto tremendo na história do Jazz, continuando a ser uma referência hoje em dia.

‘Bird’ foca-se não só na sua carreira, como também na sua vida, fazendo a ligação entre o homem conturbado (e complexo) e o músico virtuoso – um pai e marido dedicado que na estrada se transformava num boémio; um viciado em heroína que avisava os músicos mais jovens para os perigos da droga; um músico que venceu todos os obstáculos, incluindo um acidente de automóvel quase fatal, para se tornar num ícone da improvisação.

O livro deu também origem a um filme realizado por Clint Eastwood em 1988.

Disponível aqui.

T-shirts musicais

(c) T-shirt Miles Davis

(c) T-shirt Miles Davis


Não há fã, seja do que for, que não goste de mostrar a sua paixão ao mundo em forma de t-shirt. Os fãs de jazz não serão diferentes, por isso, sugerimos esta t-shirt alusiva a um dos maiores álbuns de sempre do género: ‘A Kind of Blue’, de Miles Davis (1959).

Em tons de azul (como seria de esperar) sobre preto, o print mostra Miles Davis a tocar trompete e o nome do disco na vertical.

Dentro do mesmo género, pode encontrar também uma alusiva a John Coltrane, outro dos grandes nomes do Jazz.

Disponível aqui.